O projeto “Conhecer Londrina, História da Cidade”, da Secretaria Municipal de Educação, tem se destacado como uma ferramenta essencial na construção da memória e identidade local. Coordenado pela professora de História
Eliane Candotti, o projeto leva estudantes (da Educação Infantil à EJA) e professores a vivenciarem os espaços históricos e geográficos da cidade, transformando o aprendizado em uma experiência sensorial e afetiva.
A proposta vai além da mera informação sobre os bens tombados; ela cria um vínculo entre a pessoa e o ambiente. Eliane Candotti explica que muitos estudantes, após a visita, retornam aos locais com seus familiares para compartilhar a experiência, comprovando o impacto do projeto.
O passeio pelos bens tombados, a maioria concentrada na área central, gera percepções notáveis, mesmo em crianças de 5 anos:
- Antiga Rodoviária (hoje Museu de Arte): O local ainda é visto como um “lugar de encontro” e “experiências”, com referências aos cheiros e ao burburinho da Rua Sergipe. A arquitetura de formas marcantes é comparada ao repertório visual que os alunos já têm.
- Praças e Ruas: O calçadão e a Concha Acústica são pontos onde o olhar se volta para os detalhes: a história do chão, a pavimentação de 1942, o toque na casca da peroba, e o eco da própria concha acústica.
- Catedral Metropolitana: O trajeto leva à Catedral, onde se discutem as mudanças e permanências, como o fato de o prédio ter mudado (é a terceira igreja matriz no local), mas a sua função de servir para “rezar” permanece. Há ainda a referência à sua arquitetura, que remete à primeira igreja de madeira e à ideia de “tenda para todos os povos”.
O projeto prova que a cidade é um “material vasto” de aprendizado, no qual as pessoas constroem suas próprias narrativas, transformando os marcos históricos em memória afetiva.
Fontes: Secretaria Municipal de Cultura de Londrina – Diretoria de Patrimônio Cultural / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / EduCriativa.