Blog

Patrimônio e Significado: O Sentido da Chegada na Londrina Pioneira

Os bens culturais da área central de Londrina têm forte ligação com o sentimento de pertencimento e com a história da chegada dos pioneiros.

A Catedral Metropolitana, hoje na sua terceira versão, possui uma arquitetura que, segundo uma leitura poética, é uma homenagem à primeira igreja de madeira. Essa igreja original se tornou um marco na paisagem, sendo o ponto que sinalizava “Chegamos em Londrina” para os migrantes e imigrantes. Dom Geraldo Fernandes, idealizador da catedral atual, buscou uma arquitetura que representasse uma “tenda para todos os povos”, focando em acolher e receber, o que se reflete na localização da entrada, voltada para a antiga Estrada dos Pioneiros (atual Avenida Paraná).

O conceito de que o patrimônio “só se efetiva na imaterialidade” é ressaltado por meio das experiências do público mais jovem. As crianças, que não vivenciaram a Antiga Rodoviária em sua função original, criam novas histórias e desenvolvem uma curiosidade por experienciar os espaços culturais que a substituíram.

O caminhar pela cidade, proporcionado por projetos como o Conhecer Londrina, reforça a ideia de que a cidade é um organismo vivo que não se congela. O diálogo entre as construções e os usos (como o museu de arte ao lado do terminal rodoviário) permite que todas as gerações compreendam as mudanças e permanências no espaço urbano.

Fontes: Secretaria Municipal de Cultura de Londrina – Diretoria de Patrimônio Cultural / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / EduCriativa.

Related Posts