“Patrimônio Cultural Londrinense: Bens tombados, Itens Listados e os Instrumentos de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Londrina” foi um dos projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do edital da Lei Paulo Gustavo..O projeto, inscrito pela EDUCRIATIVA, propõe a realização de um documentário sobre os bens tombados e listados na cidade, com foco em sua importância histórica e cultural.
O documentário abordará os seis bens tombados ou listados em Londrina:
- Nível Federal: Estação Rodoviária de Londrina.
- Nível Estadual: Palacete da Família Garcia, Estação Rodoviária de Londrina e Cine Teatro Ouro Verde.
- Nível Municipal: Antigo Fórum (atual Biblioteca Municipal), Antiga Casa da Criança (atual Secretaria Municipal de Cultura) e a Expressão Pé Vermelho.
O projeto se alinha com o “Masterplan Londrina”, um plano estratégico que busca potencializar as vocações criativas, valorizar a cultura local, desenvolver a economia criativa e construir uma cidade criativa e próspera. As atividades do projeto, como a valorização do patrimônio cultural e o envolvimento da comunidade, reforçam os princípios e metas do plano. Ao destacar os bens culturais, o documentário também busca estimular o turismo cultural e a revitalização do centro histórico.
Fontes: Secretaria Municipal de Cultura de Londrina – Diretoria de Patrimônio Cultural / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / EduCriativa.